sábado, 27 de dezembro de 2008

O melhor, segundo o Correio Braziliense!

O ano termina com uma belíssima notícia. O nosso disco 'Dias mais tranqüilos' foi eleito o melhor de 2008 segundo os jornalistas que fazem a coluna Garagem, do Correio Braziliense. Na matéria de retrospectiva do ano, Daniela Paiva e Tiago Faria dizem: "'Dias mais tranqüilos, segundo álbum de Beto Só, confirmou o músico como um dos talentos mais completos da cidade".

Já no texto que apresenta cada um dos 10 discos selecionados, Tiago escreve: "'O caminho é longo, mas não tenho pressa', avisa Beto Só no início de um segundo álbum que, com serenidade, confirma o talento de um compositor cada vez mais solitário numa cena brasiliense tomada pela indiferença. Tão delicado quanto denso, dialoga com a melancolia do Los Hermanos e de Elliott Smith sem se contentar com a referência fácil. A luminosa primavera de um trovador."

Vejam a lista completa:

1- Dias Mais Tranqüilos - Beto Só (Senhor F Discos)
2- Acima da Chuva - Volver (Senhor F Discos)
3- Terceiro Mundo Festivo - Wado (Independente)
4- Artista Igual Pedreiro - Macaco Bong (Monstro Discos)
5- Uma Tarde na Fruteira - Júpiter Maçã (Monstro Discos)
6- Sou - Marcelo Camelo (Zé Pereira/BMG)
7- Donkey - Cansey de Ser Sexy (Sup Pop/Trama)
8- Mallu Magalhães - Mallu Magalhães (Independente)
9- A Redenção dos Corpos - Violins (Monstro Discos)
10- Como se Comportar - Moptop (Universal)

O legal é que perguntei para o pessoal do Garagem como a seleção é feita. Os três jornalistas que fazem a coluna (além da Daniela e Tiago, tem o Pedro Brandt) fazem uma lista com seus discos preferidos em ordem de preferência. Cada posição confere uma pontuação aos discos. Vamos supor: um disco em primeiro lugar em uma lista ganha 10 pontos, em terceiro em outra ganha 7 pontos e em décimo numa terceira ganha 1. Com isso ele somaria 18 pontos. Os discos com pontuação mais alta entram na relação de melhores. Isso significa que meu disco pode não ter sido o primeiro na lista de nenhum dos três, mas deve ter ficado bem colocado em todas as relações, o que garantiu uma boa pontuação.

PS: vale também conferir a lista de melhores do site Senhor F.