terça-feira, 5 de maio de 2009

Moretti + Cohen

Faz um tempo já, escrevi alguns textos falando sobre a relação da música com o cinema. De propósito, "esqueci" de mencionar uma das cenas mais legais onde imagem e canção se juntam para formar um desses momentos inesquecíveis da sétima arte. O "esquecimento" se deu por uma ignorância minha. Não sabia qual era a música que compunha a cena em questão e não consegui descobrir fazendo uma pesquisa pela internet. Mas agora sei, graças ao santo YouTube.

O bom é que posso reparar minha falha anterior. O chato é que tenho de admitir que minha ignorância era imensa. A música é 'I´m your man', cantada por Leonard Cohen. E pelo jeito, é uma das mais conhecidas dele, pois virou título de filme. Mas poder lembrar a cena em que Nanni Moretti passeia de lambreta pelas ruas de Roma, em 'Caro Diário', compensa a vergonha diante de minha lacuna musical.

O filme do italiano é um dos que me inspiram mais carinho. Lembro até hoje da minha grata surpresa ao assisti-lo pela primeira vez no cinema da Cultura Inglesa. Um humor leve, crítico e ácido ao mesmo tempo, raro de encontrar. Poucos dias depois, levei meus melhores amigos ao cinema e o assisti de novo. Fiz isso com poucos filmes na vida.

Se você ainda não viu, veja uma palhinha abaixo. Se já, provavelmente vai gostar de rever. Cortesia do santo YouTube.