quarta-feira, 13 de maio de 2009

'O tempo contra nós': 5 mil downloads

Pra quem montou a primeira banda numa época em que fazer sua fita demo circular era a coisa mais difícil do mundo, a internet é sempre uma surpresa. Levantamento da revista Senhor F sobre o número de downloads de músicas feitos na seção Senhor F Virtual aponta que a nossa 'O tempo contra nós' foi a música mais baixada no site em 2008, com 2.194 downloads. Desde que foi disponibilizada na Senhor F, em dezembro de 2006, a música somou 5.048 baixas. Só este ano, já foram 1.280.

Eu me tornei Beto Só em 1996, quando criei a banda Beto Só e os Solitários Incríveis. Gravei uma demo com todo o dinheiro que juntei dando aulas de inglês, lançada no ano seguinte. Na época, a nossa música que fazia mais "sucesso" se chamava 'Chico Buarque'. No show de lançamento, vendemos 23 fitas. Depois, deixei cinco demos numa loja de discos. Mais três foram vendidas. Vinte e nove pessoas adquiriram a gravação de 'Chico Buarque' no ano em que ela foi lançada. Um tempo atrás, coloquei todas as músicas gravadas pelos Solitários Incríveis em uma página da Trama Virtual. Desde então, 'Chico Buarque' foi baixada 54 vezes. Mais de 10 anos depois...

Na Rolling Stone passada, Humberto Gessinger, dos Engenheiros do Hawaii, pergunta se a internet é uma boa pra quem não é famoso. Os números não mentem, é uma ótima.