terça-feira, 31 de julho de 2007

Na rádio espanhola

Dia desses estava conversando com um músico que iniciou sua carreira algumas décadas atrás e o ouvi dizer que sentia saudades da época em que as músicas tinham chance de circular por aí, capturando a emoção do público. Os ouvintes podiam ligar para as rádios, dando um retorno real sobre o que achavam das novidades e assim ajudar na contrução da programação, muitas vezes impulsionada por DJs com real preocupação em mostrar coisas novas e legais aos seus ouvintes.

Naquela época, me parece, o artista tinha ainda a chance de se surpreender com sua música sendo tocada no rádio e isso significar, realmente, que havia tocado os corações das pessoas. Hoje, lamentava esse músico, a música toca repetidas vezes até o público se acostumar, se assim for negociado entre emissoras e gravadoras. Um sucesso é mais uma imposição que uma conquista do artista. Tristes tempos...

Mas daí surgem as novas tecnologias e começam a mudar as coisas para melhor (pelo menos em termos de divulgação das músicas). Esta semana, por exemplo, fiquei sabendo que meu mais recente single, 'O tempo contra nós', tocou em um programa da Espanha. É o Plastico Elastico, que vai ao ar todos os dias na Rádio Onda Madrid.

O apresentador mantém no Myspace a lista das músicas que tocou em todos os programas, com links para as páginas onde nós podemos baixá-las. Ao mesmo tempo em que a prática de cartas marcadas se consolida nas rádios, surgem programas como esse, feito por gente que consegue garimpar novidades independentes na rede e disponibilizar ao público.

Vira e mexe, chega uma notícia desse tipo. Já soube que rádios de norte a sul (literalmente, pois sei de rádios de Porto Alegre e de Rio Branco) que incluíram alguma música do meu repertório nas suas programações. E é isso que me faz adorar ser independente, poder ter a felicidade de saber que uma música minha, que não conta com jabás nem verba publicitária para ser "trabalhada", acaba sendo tocada em lugares tão distantes. :-)